terça-feira, 26 de agosto de 2008

Falconizando...

Olá amigos tudo bem?

Não sei se vocês lembram, mas a algum tempo atrás foi exibido na rede globo um documentário do Mv Bill e Celso Athayde chamado "Falcão - Os meninos do tráfico". Documentário bem chocante, mas que mostrava na integra o dia-a-dia de crianças de 14,12 e até 10 anos, portando armas e trabalhando para traficantes nas favelas de todo o Brasil.

Pois bem, estava passeando na bienal do livro semana passada junto com a minha esposa e meu amigo Marcelo, quando conversamos sobre livros de história real e então ele me disse que tinha o livro do Falcão em casa e que poderia me emprestar. Eu como já havia visto o documentário não me interessei muito, mas aceitei pois estava sem livro para ler mesmo.

O Livro é muito bom, não me arrependi de ter pego, alem das histórias que tem no documentário, existem muitas outras e mais detalhadas que mostram a fragilidade que vive o nosso pais, a falta de educação e de cultura, a falta de tudo para essas pessoas. Confesso que não fiquei muito chocado no começo, pois não sou de origem rica, estou batalhando pelo meu, não tive ele pronto e por isso sei como é dura a caminhada, mas o que a gente lê, são pessoas que não tem nem condições de batalhar pelo seu , que o sistema não deixa eles caminharem, o único destino pra eles é o bico do AK.

Esse documentário rendeu tantas histórias e eles fizeram outro livro entitulado "Falcão - Mulheres e o tráfico" esse quem me emprestou foi a Mayara, mal via a hora de terminar o " meninos do tráfico" e comecar esse, ontem a noite eu terminei o "mulheres e o trafico". Esse livro mostra a ligação da mulher no tráfico (dããã) mas de diversas formas, como namorada, como mãe, como prostituta ou na atividade na boca. Enfim tem alguns casos no livro, casos esses que ainda me deu mais nojo dos politicos brasileiros.

Como eu falei, não que eu não soubesse que isso existisse, eu por exemplo ja fui em várias comunidades do rio de janeiro, ja troquei ideia com muleque com fuzil na mão em uma oportunidade que eu fui no baile da formiga, como eles tem o controle de toda a situação, logo ja sabiam que eu era paulista e veio trocar ideia na moral, então eu sei mais ou menos qual é a pegada, mas as vezes se esquece que enquanto estamos aqui, com nossos carros, nossas roupas e discutindo a politica do pais, essa mulecada ta sem futuro, pedindo só uma condição pra sobreviver é sobreviver mesmo, só isso que eles querem.

Então amigos, antes de ficarem com o dicursinho politico pronto para as próximas eleições, procurem conhecer um pouco mais desse mundo, veja o que você pode ajudar, "fortalecer o bonde", para depois sim poder falar e tentar ajudar, porque só falar aqui na internet também não adianta, a nossa cota, principalmente dos politizados é meter a mão na massa.
Abraço a todos e fiquem com deus!

Livros




4 comentários:

Elaine Leme disse...

.....não li ainda nenhum dos dois, mas conheço pessoas que leram e gostaram da leitura. É o tipo de livro que eu gosto, só que eu lembro que quando eu fui comprar era caro. Hoje ele ta mais barato.

Teka disse...

Falou tudo amor... post muito inteligente.

Por isso que eu te digo... vote teka pra 2012!!! rs rs

Trabalhos sociais que ajudam essas pessoas já é um bom começo. Fazer parte de um e tentar levar outro pra frente, ja me faz sentir um pouco melhor!
Tem muito ainda o que ser feito... mas estamos caminhando!

te amo

Mayara! disse...

Ah, que bom que gostou!!!

Eu, particularmente, preferi o "mulheres e o tráfico".

Como vc já sabe, eu só gosto de livros assim...não me pergunte o pq exatamente, mas é uma das únicas leituras que me prendem a atenção de verdade!

Depois te empresto o "Cabeça de Porco". Como disse, além do MV Bill e Celso Athayde, foi escrito tbm pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares, o que faz perder um pouco a leitura "mano", mas tbm é muito bom pois estuda mais a fundo esse problema social.

Ainda não terminei o que a Teka me deu pois tive umas "turbulencias" essa semana, mas estou adorando...e logo mais eu termino e te empresto!


Beijos

Mayara! disse...

Ah, acho que vc vai gostar tbm do "Rota 66", do Caco Barcelos...a leitura é um pouco diferente, pois estuda o "outro lado da questão"...o lado sujo daqueles que DEVERIAM fazer nossa segurança!

Depois te empresto tb...

 
::Mil fitas Direitos Reservados